Teses
Produção científica referente à Ilha Grande no campo das Ciências Sociais e Humanas. Teses, dissertações, monografias, livros, artigos e papers podem ser aqui acessados em listas de referências bibliográficas, bem como em seus conteúdos quando autorizado pelos autores. Também projetos acadêmicos de pesquisa em andamento podem ser aqui acessados.

Que paraíso é esse?: a turismização da Ilha Grande
Teresa Cristina de Miranda Mendonça
Referência Bibliográfica: MENDONÇA, Teresa Cristina de Miranda. Que paraíso é esse?: a turismização da Ilha Grande. Tese de doutoramento em Ciênicas Sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.
Local:Rio de Janeiro
Ano: 2010
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Departamento: Centro de Ciências Sociais/ Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Orientador(a): Rosane Manhães Prado
Número de Páginas: 341
Resumo:
A Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) apresenta dois acontecimentos que marcam a história recente do lugar: a instituição de leis ambientais com a criação de quatro unidades de conservação da natureza (entre 1971 e 1990); e a intensificação do fluxo turístico após a implosão do Instituto Penal Cândido Mendes - IPCM (1994), que marcou o fim de cerca de 100 anos de um sistema penitenciário. A Ilha, sempre associada às belezas naturais e à ideia de paraíso, a partir desse momento, deixa de ser referida como o “paraíso-inferno” e passa a ser reconhecida predominantemente pelas potencialidades paisagísticas, voltando-se para o turismo, que se torna um componente central da vida no lugar. Reconstituindo a trajetória do turismo na Ilha, e considerando o quadro atual das atividades turísticas (a partir da minha participação em fóruns para discussão e resolução dos problemas da Ilha, de pesquisa em jornais, e de entrevistas com moradores e participantes desses fóruns), mostro os significados e visões sobre o “paraíso Ilha Grande” e o turismo – o que se tem e o se quer –, tanto no nível dos discursos e das representações, quanto no nível das práticas e das relações sociais instituídas. Revela-se aí um campo de disputa entre diferentes atores sociais com interesses diversos para salvar e explorar a Ilha Grande; onde a natureza e o turismo se apresentam como dois elementos utilizados como estratégias para sobrevivência de grande parte da população e como estratégia política do poder público; um paraíso marcado pelo turismo e um paraíso para o turismo. Faço uma leitura da ocorrência e das implicações do turismo na Ilha Grande através da ideia de turismização, em analogia com o pensamento de Norbert Elias sobre processo civilizador e de J. S. Leite Lopes sobre ambientalização, e reconhecendo o diálogo e os embates entre o processo turismizador e o processo ambientalizador na Ilha Grande.
Observações: Tese apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor, ao Programa de Pós- Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Acesse o PDF e leia na ìntegra