Monografias

Produção científica referente à Ilha Grande no campo das Ciências Sociais e Humanas. Teses, dissertações, monografias, livros, artigos e papers podem ser aqui acessados em listas de referências bibliográficas, bem como em seus conteúdos quando autorizado pelos autores. Também projetos acadêmicos de pesquisa em andamento podem ser aqui acessados.

Preservação ambiental, conflitos e democracia em área protegida: o caso do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG)


Referência Bibliográfica: referenciabibliograficakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Local: Rio de janeiro
Ano: 2009
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador(a): Rosane Manhães Prado
Número de Páginas: 54

Resumo:
Desde a sua criação em 1971, o Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) (Angra dos Reis, RJ) gerou vários debates e conflitos em torno do tema da “preservação ambiental”, ou seja, do quê proteger e de como proteger.
Este trabalho analisa as representações sociais e os significados a respeito dos “problemas ambientais” da Ilha Grande, em particular da Vila do Abraão. Mostramos como a administração do PEIG lida com este espaço a ser preservado, e como a população local percebe as atuações deste órgão de proteção ambiental. Avaliamos as vivências e as implicações da imposição de uma série de leis ambientais ligadas à implantação e à ampliação (2007) do Parque. Discutimos também os mecanismos de gestão do PEIG utilizando o conselho gestor como indicador das formas de participação social.
Refletir sobre as relações comunidade – órgão de proteção ambiental permite sublinhar, mais uma vez, a importância de desenvolver um modelo de gestão ambiental participativa adequado a realidade da Ilha Grande, para garantir a sustentabilidade e a preservação tanto do Parque como da população local.

Observações:
Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Sociologia Urbana, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, como requisito parcial para a obtenção do grau de pós-graduado em Sociologia Urbana.

Ver detalhes